terça-feira, 21 de novembro de 2017

AS CORES DA ARTISTA VISUAL MARIA DO CARMO

Por: Diego El Khouri

Conheci a artista visual Maria do Carmo nas minhas andanças pela  cidade de Goiânia (GO). 
Ela é membro da AGAV (Associação Goiana de Artes Visuais) e tenho a honra de apresentar nesse blog esse bate papo cultural  com essa autêntica artista.



1) o que te motivou a começar a pintar, influências e o que mudou de lá pra cá?

 Eu procurei várias telas para comprar para minha casa e não identificava com nenhuma pintura. Assim resolvi eu mesma produzir essas telas, pois elas estavam na minha cabeça e eu não encontrava nada parecido. As pessoas iam me visitar e gostavam das telas querendo comprá-las, com tanta insistência resolvi vendê-las. E logo em seguida estava vendendo para as galerias de arte de Goiânia, Brasília e Campo Grande.
No início estudei e utilizei em meu trabalho, a técnica de óleo sobre tela, mais tarde, também a aplicação de outros materiais como: textura, folha de ouro, sacos e linhagem, cascas de bananeira e reaproveitamento de pedaços de madeira que submetia a tratamento especial. Pintava figurativo e abstrato, aos poucos fui abandonando o figurativo e hoje todo o meu trabalho está voltado para o abstrato. Tenho procurado preservar a simplicidade e o prazer lúdico que eu cultivava em minhas primeiras telas. Atualmente não utilizo apenas  tinta a óleo, trabalho com a acrílica e a mistura das duas também, sem a preocupação do resultado. Mas procuro transformar um material frio em uma obra harmoniosa e ao mesmo tempo de apaixonante beleza

2) Qual a importância que as artes plásticas tem em sua vida?


É um ato de liberdade, porque a minha arte é sem compromisso com o real ou forma. É a ausência de pensamento, de direção ou estilo. Pinto exclusivamente pra mim, para satisfazer o meu eu, em cores e texturas. Se outras pessoas se identificarem ótimo (porque assim realizo uma venda), mas se não gostarem tudo bem, porque ela não foi idealizada pra isso, mas para ser sentida, tocada e até mesmo levar a pessoa ao encontro com ela mesma. Esse encontro que me refiro são de energias, se a pessoa olhar e de alguma forma tocar o seu íntimo pra mim ela cumpriu a sua função. A arte não pode passar despercebida, e isso eu sei que não vai acontecer com todos as pessoas que vão apreciá-las. Mas que faça o bem e de alguma forma possa trazer energias boas para o expectador.  


3) Fale sobre o projeto Poesia pintada para criança.

O projeto Poesia pintada é uma oficina que será ministrada para os educandos da Secretaria Municipal de Educação  que propiciará a criança a desenvolver o gosto pela poesia através das oficinas que irá trabalhar a criação espontânea dessa poesia e representação com a pintura. Levar a criança ter o contato com a literatura e desenvolver paralelamente a pintura. Esse trabalho irá despertar  seu potencial para as artes e ao mesmo tempo proporcionar uma nova leitura de vida levando a criança não só o ato de apreciar a arte de uma maneira global, mas também de soltar as suas habilidades nas artes como literatura e artes plásticas. Apresentar poesias e pinturas para que tenham um conhecimento prévio e desenvolver a arte nata descobrindo talentos tanto para a poesia como para a pintura de sua criação própria e não releitura ou cópias das obras já existentes. Estimulando a criatividade e respeitando cada estilo e diferenciações na exposição dos trabalhos elaborados. No final das oficinas será confeccionado um  livro de tecido, com imagens pintadas a mão e poemadas, com o intuito de que ele possa manusear o livro de pano num toque macio e aconchegante de forma familiar e afetiva.


4) E o projeto Eu sou assim, para  adultos, aqueles que pararam de estudar?

O projeto Eu sou assim... destina-se as pessoas que estudam a noite no programa EAJA e que de alguma maneira ficaram excluídos da educação regular e que em muitos casos apresentam baixa estima e sem estímulo para começar ou recomeçar os estudos. É uma maneira deles sentirem que as oportunidades ainda estão a sua frente, precisando de um incentivo para que possam continuar os estudos sem que o abandonem novamente.  É um reconhecimento das suas dificuldades, mas também dos seus pontos positivos, nos quais todos nós nos encaixamos nesse contexto.
 Nesse projeto o educando lida com seus limites, suas deficiências físicas e psicológicas, que ele possa sentir que ainda tem chance para ele não só a nível pessoal como profissional, ou mesmo apenas para sua realização pessoal. O primeiro passo será a sua observação diante do desconhecido e a sua percepção de um assunto que não faz parte do seu cotidiano, mas que esse trabalho levará através da sensibilidade atingir ele mesmo, exteriorizando por médio da pintura a sua própria leitura.

5) De que forma você enxerga a cena cultural de Goiânia nos dias atuais?

Nesse momento considero que Goiânia teve um avanço e mais abertura no campo das artes em todos os sentidos. Houve um  incentivo da Cultura por parte das leis municipais e estaduais e também por uma mudança de comportamento da sociedade que tem participado mais dos eventos artísticos e exposições. Esta apreciação é acessível para qualquer nível social, pois você tem acesso as galerias e as oficinas ministradas pelos expositores. 


6) Você é membro da AGAV (Associação Goiana de Artes Visuais). Nos fale dessa associação e qual papel desempenha no estado de Goiás.

Faço parte da AGAV Associação Goiana das Artes Visuais, que é uma associação cultural de direito privado que engloba artistas da pintura, desenho, gravura, fotografia e escultura. A AGAV tem uma participação ativa também juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura desenvolvendo em parceria com vários projetos para a comunidade.  É uma associação precursora dentro das artes e  que outras associações e pessoas podem  desenvolver novos projetos nesse campo com o intuito de  beneficiar as pessoas do nosso estado.

Essa associação tem como presidente Nonatto Coelho que é um artista renomado e conceituado em Goiás. Tem como objetivo divulgar a arte, promovendo o crescimento pessoal e a valorização do artista.  Além do mais defende os direitos dos artistas junto às autoridades  e estimula os governantes a implementarem  mais projetos culturais. Esses projetos culturais são destinados a levar a arte para a sociedade como o que está acontecendo agora o Arte nos Parques, com material gratuito e oficineiros ministrando aulas em 5 parques de Goiânia com a participação de pessoas acima de 10 anos. 


7) Livro de cabeceira.

Evangelho Segundo o Espiritismo e obras de estudo pelo espírito  de André Luiz

8) O que anda lendo ultimamente?

O último foi A Mulher do Oficial Nazista de Edith Hahn Beer e Susan Dworkin coautora e na linha espírita o livro Sob as Cinzas do Tempo de Carlos A. Bacelli / Inácio Ferreira.

9) Uma frase 

“O amor é uma força que transforma o destino”. Chico Xavier

10) Próximos passos.

 Estão aprovados esses dois projetos Eu sou assim e Poesia pintada que serão executados nas escolas Municipais de Goiânia nesses próximos 180 dias e uma exposição individual,  Harmonia em Cores que será realizada aqui em Goiânia e Inhumas. Ainda não tem definição do local e a data da exposição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário